Você troca uma bicicleta por um pirulito? Siiimmmmm…….Quem não se lembra do Programa “Domingo no Parque” de Silvio Santos? Numa cabine isolada, com os ouvidos tampados, uma criança só podia dizer sim ou não quando uma luz acendia e, do lado de fora, Silvio Santos fazia as mais divertidas e loucas propostas. Nos meus vinte e poucos anos de propaganda, algumas vezes me senti como a criança na cabine ao ouvir algumas propostas do mercado. Uma que marcou e que guardo até hoje foi a de um cliente de varejo que nos pediu um jornal de ofertas para o carnaval há uma semana do carnaval. Para não perder o trabalho e também o feriado, fizemos um mutirão na agência para atender o cliente. Durante toda a semana, ficamos até altas horas da noite para cumprir nossa missão. Depois de um esforço fora do normal, conseguimos entregar o trabalho um dia antes do combinado, ou seja, na quinta-feira antes do carnaval. Mas, nesse momento sublime de realização, veio a proposta do cliente: “Nossa, vocês entregaram o trabalho muito rápido! Acho que tenho direito a um desconto!!!!! Ao ouvir tamanho descalabro, me senti como a criança na cabine para dizer um sonoro Nãããããããããõoooooooo!!!!!!!
É por esta e outras que vemos o quanto a profissão de publicitário precisa ser valorizada. Mais do que esteriótipos de doidos, esquisitos, diferentes, extravagantes, somos profissionais e nosso trabalho deve ser valorizado como o de qualquer outro ramo de atividade. Assim como todos, passamos por anos na faculdade, estágios, especializações, mestrado, doutorado, MBA, cursos, aperfeiçoamentos, tudo isso para oferecer a melhor solução em comunicação. Agora, enquanto não obtivermos repeito, ouviremos: “Você troca uma agência de propaganda pelo seu sobrinho que mexe no computador? “Siiiiimmmmmmmm”.